Gostaria de agradecer à Universidade PUC-Rio e a todo o corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo por fazerem parte da minha formação. Em especial, à professora Lígia Saramago, que me introduziu à estética de uma maneira tão didática e encantadora, servindo como um impulsionador para que eu pudesse ver o mundo e a arquitetura sob outra perspectiva - suas aulas de estética e espaço e pensamento foram a semente para esse Trabalho de Conclusão de Curso.
Ao meu orientador, Otavio Leonidio - não poderia ter escolhido professor que entendesse melhor minhas questões e que tivesse me dado tanta liberdade durante o processo de construção do meu TCC. Sem suas instigações e sugestões incríveis de leitura, eu não teria sido capaz de mergulhar no universo que este assunto engloba, seu apoio e motivação foram fundamentais para minha persistência.
À professora Lais Bronstein, a qual sempre tive admiração, desde que atuei como sua monitora, por ter demonstrado interesse e respeito ao meu trabalho e, dado sua opinião sincera e minuciosa, de forma que eu buscasse a excelência. À arquiteta Manuela Müller, por ter aceito fazer parte da minha banca e ter se adentrado nos detalhes do meu TCC - todas suas observações foram de muita relevância nesse processo final.
Aos meus amigos, da faculdade de arquitetura e da vida, meu agradecimento carinhoso - não daria conta de citar todos aqui. Ao longo desses anos de faculdade foram incansáveis choros e desabafos, mas também várias vitórias que comemoramos juntos e, com certeza, continuaremos comemorando. Obrigada por sempre me motivarem e pela paciência nesse último ano escutando incansáveis “não posso, tô fazendo TCC”. (O momento mais esperado por todos vocês chegou: oficialmente de volta galeraaaa!)
Queria agradecer à minha família, em especial, à minha mãe Rosângela Nucara e ao meu pai, Ricardo Mello, pelo amor incondicional e por serem uma das pessoas mais inteligentes e esforçadas que eu conheço - sem o apoio e o exemplo de vocês, tenho certeza que não estaria aqui, não poderia ser mais grata pelas oportunidades que me deram nesses 25 anos.
E, não poderia deixar de agradecer à minha madrasta, Jane Helena Pinheiro e ao meu padrasto, Rafael Jaén Williamson, por terem me acolhido e me ensinado tanto ao longo dos anos, por terem sido um suporte e um espelho, tanto profissionalmente quanto pelo caráter. À minha irmã e pet Caru, minha fiel companheira de incontáveis madrugadas - sem ela, eu não teria dado conta da minha ansiedade nesse último ano de pandemia e TCC (esse agradecimento é muito sério!). Também aos meus três irmãos humanos, Ricardo Nucara, Rafael Mello e Rodrigo Mello, por terem me proporcionado um ambiente de partilha e exaltação do dissenso, sem vocês esse trabalho não faria o menor sentido (uma gracinha no meio dos agradecimentos).
Por fim, queria agradecer em memória ao meu falecido padrasto, Oscar Andriolo, mais conhecido como “tio Oscar”, por ter sido meu segundo pai por longos anos e, apesar de não ter chegado a saber, foi o arquiteto no qual eu me espelhei para decidir seguir essa profissão. Também em memória de minha falecida avó, Assunta Nucara, por sempre ter sido uma das pessoas mais presentes na minha vida, me alfabetizado, me incentivado a estudar e por ter moldado parte de quem eu sou hoje. Foi neles que eu pensei, e ainda penso, sempre que não me sinto capaz, porque além de serem uma das pessoas que mais acreditaram no meu potencial, de algum lugar eu queria que estivessem orgulhosos.
Pelo apoio na produção do trabalho, meu carinho especial à minha mãe, Rosângela Nucara, por ter revisado todas as inúmeras versões dos meus textos. E, ao meu amigo e designer João Gabriel Luz, por ter me ajudado no desenvolvimento da arte gráfica do site e ter tido paciência com meu perfeccionismo.